Justiça

STJD divulga punições para Ceará e Sport após confusões em estádios

Tribunal agiu rápido após problemas graves no final de semana

Ilha do Retiro virou praça de guerra
Ilha do Retiro virou praça de guerra |  Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
 

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva agiu rápido e implicou punições a Ceará e Sport pelos graves problemas nas partidas contra Cuiabá e Vasco, respectivamente, no último domingo (16). Como os casos foram diferentes, as sentenças também divergem na forma de aplicação.

Sport x Vasco

Os clubes se enfrentaram pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O duelo ganhou ares de decisão, já que o Vasco era o quarto colocado, com 55 pontos, e o Sport vinha logo atrás, com 52 - podendo empatar em pontos em caso de vitória.

O Leão vencia por 1 a 0 até os 48 minutos do segundo tempo, quando o árbitro de vídeo assinalou pênalti do goleiro Saulo no atacante Alex Teixeira. Raniel converteu e deixou tudo igual, provocando a torcida local na comemoração. Ele foi xingado durante toda a partida e foi revelado pelo rival Santa Cruz.

Os torcedores perderam a cabeça, arrombaram o portão que separava a arquibancada do campo e agrediram policiais e bombeiros já no gramado. Os jogadores precisaram correr para os vestiários e, após mais de uma hora de paralisação, o árbitro decidiu encerrar a partida por falta de segurança.

O STJD optou por interditar a Ilha do Retiro até que sejam solucionadas as falhas de segurança. Além disso, o Sport terá de jogar com portões fechados em seus mandos de campo e também não terá direito à carga de ingressos como visitante. 

Ceará x Cuiabá

As equipes duelaram pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo também era decisivo pois as duas equipes lutam contra o rebaixamento à segunda divisão. Os visitantes venciam por 1 a 0 até os 47 do segundo tempo, gerando grande apreensão nas arquibancadas cheias do Castelão.

Antes mesmo do gol de empate, marcado pelo atacante Jô, uma briga generalizada teve início no setor onde ficam as torcidas organizadas do Vozão. Houve correria de inocentes tentando fugir dos focos de violência, inclusive com a grade para o campo sendo aberto para evacuar o local.

Diferente do caso de Sport e Vasco, o STJD optou por não interditar o Castelão. No entanto, também determinou que o Ceará jogue com portões fechados e perca o direito à carga de ingressos em partidas fora de casa. O clube ainda enfrenta Fluminense e Juventude como mandante.

Regulamento

As penas foram baseadas nos artigos 205, 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. Todos tratam, basicamente, de falta de segurança, falta de estrutura e arremesso de objetos ao campo. 

As penas variam de R$ 100 a R$ 100 mil de multa; perda de até 10 mandos de campo; perda dos pontos em disputa; mandante declarado perdedor pelo placar de 3 a 0; interdição do local até a solução dos problemas de segurança e estrutura.

Vale lembrar que todas as punições aplicadas são preventivas. Ou seja, os clubes ainda serão julgados pelos artigos em que foram denunciados - mas as punições aplicadas são imediatas e válidas até a data dos julgamentos, que devem acontecer nas próximas semanas.

< Após 20 anos, Celsinho da Vila Vintém deixa presídio no Rio Iza comenta 'primeira vez' e afirma ser demissexual <